Comunicação na restauração: lições pós-pandemia

A comunicação na restauração pode ser intensificada e esta decisão pode ser uma das melhores estratégias para o ajudar a recuperar o seu negócio. Este foi um dos sectores mais afetados pela instalação da pandemia. O Covid veio trazer várias alterações e necessidade de adaptação a um mercado em rápida mudança.

Vista interior de restaurante - Comunicação na restauração: lições pós-pandemia

Utilize as redes sociais como motor de vendas

Se as redes sociais já vinham a ganhar expressão no mercado da restauração. A pandemia veio reforças que estas podem ser um dos pontos chave para transformar visitantes curiosos em clientes.

Para quem já mantinha uma comunicação regular no Facebook ou Instagram, em março de 2020 começou com um canal para comunicar cheio de potencialidades. Principalmente porque muitos já tinham uma grande audiência conquistada. Para quem só percebeu a necessidade de estar presente nestas redes agora, não se preocupe, ainda vai a tempo.

  • Defina o seu nicho de mercado. Especifique quem quer alcançar.
  • Pense de que forma pode comunicar a sua mensagem e apresentar os seus produtos e serviços ao mesmo tempo que entretém o seu público.
  • Seja autêntico, apresente a personalidade da sua marca, procurando uma perspectiva única e cativante.
  • Crie conteúdos para alimentar as redes. Será importante ligar-se às pessoas que o seguem numa base diária.
  • Apresente todas as campanhas promocionais que tem ativas e fale sobre os os seus espaços. Começou a usar serviços de entrega como a UBER? Vai manter depois da pandemia? Bom, então porque não começar por comunicar todas estas informações e explicar ao consumidor como pode chegar até si?
  • Quer fazer crescer os fãs e seguidores nas suas páginas? Se não tem orçamento para cativar os influencers de topo, faça parceria com micro-influencers e criadores de conteúdo locais - na prática até poderá ser mais vantajoso.

Uma jovem à mesa a saborear uma refeição - Comunicação na restauração: lições pós-pandemia Leia também: Canais de comunicação em loja: como dar uso aos ecrãs do seu espaço

Um restaurante não é uma marca de moda, mas bem podia ser

Talvez não exista uma indústria que use melhor a comunicação a seu favor que a da Moda. Neste sector é comum existirem sessões fotográficas em todas as marcas de moda e beleza, sazonais e até em campanhas especiais. Usar imagens apelativas, que mostram os atributos dos ingredientes que usa, da magia que acontece dentro da sua cozinha, assim como dos pratos finalizados.

Contacte fotógrafos ou agências criativas, defina e peça orçamentos de marketing e comunicação para esta ação. Existirão certamente profissionais com diferentes níveis de experiência e por isso também com diferentes orçamentos para lhe apresentar.

Realize sessões periodicamente (por exemplo 2 ou 4 sessões por ano) e em número suficiente para que possa explorar esses conteúdos entre as sessões.

Use estas imagens nas suas redes sociais, no swebsite e na comunicação do seu espaço físico (quer em flyers, posters ou canais de TV).

Fotografia com vista de mesa com um empratamento gourmet - Comunicação na restauração: lições pós-pandemia

O que vai ficar depois da pandemia?

Esta pandemia trouxe a necessidade de adaptação. Esta pode ser uma boa altura para pensar que alterações teve de realizar no seu negócio durante a situação que vivemos, mas que geraram lucro.

  • Investiu nos serviços de take-away ou entrega ao domicílio? Se forem para manter, mantenha-os também sempre presentes na sua comunicação.
  • Criou cestas especiais ou caixas de brunch, lanche ou almoço para entrega ao domicílio? Os seus clientes adoraram? Mantenha estes kits de entrega ativos no pós-pandemia;
  • Desenvolveu um novo produto? Teve sucesso? Porque não tentar manter ou até expandir, mesmo depois de reabrir o seu espaço?;
  • Encontrou o efeito surpresa para maravilhar quem encomenda a sua comida? Criou uma caixa de recriação de receitas? Reutilize estas ideas em épocas especiais, como o Halloween ou Dia dos Namorados.

Bancada de cozinha com receitas e ingredientes - Comunicação na restauração: lições pós-pandemia

Use todo o poder ao seu alcance

Quando reabrir o seu espaço será importante comunicar de forma adequada e efetiva. Uma boa estratégia é manter sempre à vista do cliente as promoções e ofertas que têm ativas nessa semana ou dia em particular.

  • Avalie fazer uma reformulação dos seus menus. Adicione algumas surpresas à carta.
  • Ofereça uma entrada, aos seus clientes como forma de incentivo ao seu regresso.
  • Surpreenda e premeie os primeiros clientes com uma atenção especial, oferencendo por exemplo uma entrada, acompanhamento ou sobremesa diferente.
  • Use os ecrãs do seu espaço para mais do que ver jogos de futebol. Use uma plataforma Digital Signage para poder apresentar conteúdos e informações importantes nos monitores que tem dentro do seu restaurante. Poderá intercalar entre emissão de TV e comunicação digital sempre que lhe for mais vantajoso.

Quer conhecer uma plataforma de Digital Signage para pequenos negócios?

Apresentamos-lhe o HUBRT, uma plataforma de Digital Signage simplificada. Para que possa ser usada de forma simples e acessível por pequenas e médias empresas.

Agende hoje a sua demo gratuita e fale com a nossa equipa. Fique a perceber como tudo funciona.

Esperamos que tenha gostado do artigo: “Comunicação na restauração: lições pós-pandemia”. Voltaremos em breve com mais informação sobre este e outros temas.




O HUBRT é uma solução de TV Corporativa e de Sinalética Digital que permite usar as televisões dos seus espaços comerciais e profissionais para criar um canal de TV interno e gerido remotamente para promover, cativar, informar e entreter.

O que necessita para começar?

  1. Aceda a área de contacto do nosso website ou do nosso email e indique o número de ecrãs que pretende gerir;
  2. Será contactado para validar as condições de instalação e para criação de conta de utilizador;
  3. Serão fornecidos os equipamentos Box necessários para associar a cada ecrã.

Poderá ainda contactar-nos simplesmente para obter mais informação ou mais sugestões de utilização.

Ficamos à sua espera!

Anterior